Escolas Restaurativas serão implantadas em Uberaba com ajuda do IMM
02-04-2019 02:01Hs

O Instituto Mundo Melhor, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (MG), promoveu o Círculo de Construção de Paz que aconteceu no último sábado (30). O trabalho, que é fruto da capacitação realizada em fevereiro, visa implementar no município as Escolas Restaurativas.  


O projeto restaurativo será iniciado em quatro escolas pilotos, as quais servirão de modelo para que se estendam as demais redes de ensino. “Todos os diretores foram capacitados, entretanto o nosso intuito é iniciar aos poucos, porque assim conseguimos ter uma visão ampla até chegar a uma consolidação da proposta”, explica a instrutora credenciada pela Comissão de Justiça Restaurativa do TJ do Paraná e pedagoga do IMM, Érica Cristina Lemes.


Em cada Escola Restaurativa será trabalhado um tema que se adeque com a realidade local. Para isso, foram realizados mutirões com os facilitadores formados pelo IMM, que abordaram diversos assuntos com todos os profissionais da educação, como autoestima, autocuidado, empoderamento, respeito, valores e relacionamento. “Nosso ideal é fortalecer, formatar, até ir avançando com o projeto para demais unidades”, reforça Érica.