Mundo Melhor realiza curso de Práticas Restaurativas em Araxá
07-05-2019 03:03Hs
Instituto Mundo Melhor realizou, entre os dias 23 a 26 de abril, um curso de “Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa com ênfase em Círculos de Construção de Paz”, na cidade de Araxá – Minas Gerais. O convite para o IMM participar do evento veio do Centro de Formação Profissional Júlio Dário. A pedagoga do IMM, Érica Lemes, foi uma das instrutoras, este que contou também com o vice-presidente do IMM e proprietário da Woli Consultoria e Treinamento, Wagner Oliveira.

O curso formou 21 pessoas, entre elas profissionais do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). E, também, os profissionais de duas escolas do município, aliás as quais servirão de piloto para que futuramente o modelo restaurativo seja implantado em demais instituições.


O plano é que o Centro de Formação Júlio Dário seja o agente de organização dessa rede de proteção formada pelos órgãos, realizando assim a distribuição de ações, planejamento e fortalecendo as práticas. Segundo a pedagoga, Érica Lemes, todo o processo de formação de facilitadores, dentro da escola em Araxá, foi voltado de acordo com a realidade em que vivem. “Trabalhamos a prevenção de conflitos, sempre buscando as melhores ferramentas para se trabalhar em cada local, tudo isso aliado a uma equipe multidisciplinar”, explica. “Quando finalizamos o curso, o grupo deu sequência nas ações, criando até o primeiro círculo de fortalecimento para aí depois chegar ao público-alvo”, completa.