IMM capacita profissionais de Araxá (MG) no curso Práticas Restaurativas
08-10-2019 02:54Hs

O Instituto Mundo Melhor vem, ao longo deste ano, promovendo diversos cursos de práticas restaurativas em Araxá – Minas Gerais. Através da parceria com o Centro de Formação Júlio Dário e com o Ministério Público Estadual, o IMM já formou duas turmas de ‘Facilitadores em Círculos de Paz’ na cidade, uma em abril e outra em setembro.


Com um bom número de participantes, o Instituto capacitou profissionais de diversas áreas, como da educação, assistência social, saúde, segurança e também operadores da rede de proteção à criança e ao adolescente. “Este programa ‘Práticas Restaurativas’ é um instrumento valioso, onde tanto professores como alunos dispõem para resolver da melhor forma possível os conflitos internos”, ressalta a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki.

 


Resultados


Desde a formação dos primeiros facilitadores, as ‘Práticas Restaurativas’ têm rendido excelentes resultados em Araxá. De acordo com Érica Lemes, pedagoga do IMM, duas escolas já possuem projetos pilotos. “O intuito é que através dessa segunda turma os círculos e atividades possam ser fortalecidas. Aliás, acredito que para o ano que vem, poderemos ter novos facilitadores ou consolidar ainda mais os vínculos com quem já faz parte do programa”, completa.


Dentro desse modelo, uma das escolas pioneiras em realizar o círculo restaurativo com seus alunos foi a Armando Santos. Segundo o facilitador, Ícaro Fraga, a turma do 6º ano foi bastante ativa e participativa durante o exercício. “Foi excelente”, finaliza.