Adolescentes participam de oficina

Projeto Jovem Mãe abordou sexualidade responsável e autoestima com meninos e meninas

04/12/2014

Adolescentes participam de oficina

O Jovem Mãe realizou oficinas de prevenção para meninos e meninas dos municípios integrantes do projeto. A equipe de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe, responsável pela ministração dos conteúdos presenciais, desenvolveu aspectos ligados ao tema sexualidade responsável na perspectiva da autoestima. Participaram, aproximadamente, 80 jovens em cada ação. A oficina para meninos aconteceu no dia 12 de novembro e para meninas no dia 26 de novembro. 

 

O presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, destaca a atividade realizada com os meninos. “É fundamental envolvê-los nas ações de prevenção, compartilhar a responsabilidade diante de um assunto tão relevante. Isso vai muito além do que simplesmente incentivar o uso de preservativos. A maioria das campanhas de educação sexual acaba excluindo os garotos”, argumenta.

 

“Essa é mais uma oportunidade que os adolescentes têm para falar de temas tabus em suas famílias ou nas instituições onde estão envolvidos. Nós abordamos a sexualidade, o respeito ao corpo e as mudanças que uma gravidez precoce pode provocar. É possível ter uma vida sexual ativa e segura”, afirma a diretora de extensão da FPP, Luíza Tatiana Forte. Ela ressalta o engajamento de todos os integrantes. “A receptividade foi bacana. Os adolescentes participam bastante porque nos colocamos de igual pra igual e usamos a linguagem deles. É um momento de muita produção, mas também de descontração”, frisa.

 

O projeto Jovem Mãe também oferece capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais de saúde e assistência social que trabalham com os adolescentes.