
A Penitenciária Estadual de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, ganhou uma sala de educação à distância, que levará cursos online gratuitos a apenados. O projeto da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), pretende qualificar a recuperação de detentos e potencializar a futura ressocialização deles no mercado profissional e em sociedade.
O programa funciona da seguinte forma: uma plataforma de ensino a distância, que contempla as áreas de informática, línguas, entre outras, é instalada nos computadores da sala de aula para ser acessada pelos alunos. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e os apenados recebem a certificação da Universidade Paulista. A iniciativa é subsidiada pela prestação pecuniária paga pelos condenados nos processos judiciais. Já o instituto fornece os cursos gratuitamente.
A cada 12 horas de aula, os detentos recebem um dia de remição de pena. Assim, o projeto acredita que os egressos do sistema prisional têm a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho, contribuindo para diminuição dos índices de reincidência e para a ressocialização do preso. Outra vantagem é que a capacitação é suportada pelo próprio condenado, sem qualquer aumento no gasto público.
Fonte: Ajufe