Apenados de Joinville concluem curso de qualificação ofertado pelo IMM

18/07/2022

Apenados de Joinville concluem curso de qualificação ofertado pelo IMM

Os apenados da Penitenciária Industrial de Joinville que realizaram os cursos vinculados ao projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”, receberam os certificados de conclusão do curso, neste mês de julho. Na ocasião, estiveram presentes a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, o presidente do Grupo MM, Jeroslau Pauliki, o juíz federal, Rafael Wolf, e o diretor da Penitenciária, Cristiano Castoldi.

O programa, que é uma parceria entre o Instituto Mundo Melhor, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e o Departamento de Polícia Penal (DPP) de Santa Catarina, tem por objetivo oportunizar a qualificação aos participantes, auxiliando na reintegração do reenducando na sociedade, além de possibilitar um recomeço para a garantia de cidadania.

A Penitenciária Industrial de Joinville serve de referência quando o assunto é o sistema carcerário brasileiro e a forma de reinserir o apenado na sociedade. “A entrega desses certificados significa muito, porque demonstra para eles o quanto nós, enquanto sociedade, apreciamos o fato deles estarem se qualificado, buscando ter o conhecimento necessário para desenvolverem uma atividade licita para quando deixarem o ambiente prisional”, argumenta o juiz federal, Rafael Wolf.

Os cursos são oferecidos a todos os internos na modalidade Ensino a Distância, no laboratório de informática dentro da unidade penal. São mais de 200 cursos nas áreas de educação, saúde, bem estar, informática, línguas, administração, empreendedorismo e governança doméstica. Todos os cursos são reconhecidos e certificados pela FGW (Faculdade de Gestão Woli) e pela Associação Brasileira de Educação a Distância.