
Cerca de 80 profissionais de saúde e assistência social participaram do encontro do Jovem Mãe, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM). O evento coordenado pelo departamento de psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe marcou o encerramento das atividades no ano de 2016. O Jovem Mãe fechou o ano com a apresentação de trabalhos que foram construídos pelos próprios participantes sobre temáticas do cotidiano dos adolescentes e jovens, como depressão, ansiedade, sexualidade responsável, bullying, gravidez na adolescência, transtornos alimentares, DSTS e AIDS, entre outros.
De acordo com Luiza Tatiana Forte, diretora de extensão da Faculdades Pequeno Príncipe, o encontro foi muito proveitoso. “As equipes apresentaram a produção dos trabalhos elaborados que podem ser replicados em outros contextos. Fizemos as adequações aos materiais e dinâmicas apresentadas. A evolução foi bastante interessante pois tiramos as equipes da zona de conforto e as fizemos trabalhar ativamente na produção de materiais. O grupo evoluiu muito bem”, afirma.
"Durante o ano os participantes foram instrumentalizados com muitos conhecimentos e desenvolveram habilidades para elaborar materiais sobre assuntos relacionados ao universo dos adolescentes e jovens, demanda presente no dia a dia de trabalho dos profissionais de saúde e assistência social, principalmente por meio do trabalho em grupos", frisa o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.
O projeto Jovem Mãe atende profissionais de saúde e assistência social que trabalham diretamente com adolescentes grávida. Além de orientar sobre a saúde e o bem-estar da gestante e do bebê, o objetivo é fornecer ferramentas para que as mães continuem os seus estudos e ingressem no mercado de trabalho.