Cerca de 20 mulheres recebem treinamento em panificação

Curso promovido pelo IMM e pela UTFPR beneficiou moradoras dos bairros Santa Mônica e Jardim Esplanada

17/11/2015

Cerca de 20 mulheres recebem treinamento em panificação

O curso de ‘Técnicas de conservação de alimentos, panificação e boas práticas de fabricação’ promovido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) formou 18 moradoras dos bairros Santa Mônica e Jardim Esplanada. O encerramento aconteceu no dia 10 de novembro e as alunas receberam os seus certificados.

De acordo com o coordenador do curso, Luis Alberto Chavez Ayala, o propósito é muito mais motivacional do que profissional. “É uma capacitação de curta duração onde são explanados os conhecimentos básicos. O objetivo é ser o iniciador de uma formação mais aprimorada”, afirma.

Ele acrescenta que os resultados alcançados superaram as expetativas. “Acredito que o aprendizado que os participantes levam será útil em qualquer situação, no lar, nos trabalho em empresas ou ainda dando incentivo na criação de empreendimentos na área de elaboração de alimentos. A oportunidade de compartilhar conhecimentos com a comunidade é sempre gratificante. Isso está demostrado pelos anos que esta ocorrendo este projeto”, frisa.

Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o grande objetivo do projeto é incentivar o protagonismo e estimular o empreendedorismo. “Além de despertar o desejo de ter o seu próprio negócio, o curso fornece as ferramentas necessárias para que eles possam empreender”, comenta.

Pauliki reforça que a intenção é oferecer capacitação para que as pessoas possam melhorar de vida. “Nós somos parceiros das pessoas que querem aprender noções profissionais além daquilo que já conhecem. Esses cursos fazem com que as pessoas saiam para o mundo com condições de enfrentar com mais tranquilidade a comunidade de forma geral”, enfatiza. Ele argumenta que o treinamento poderá contribuir para a geração de renda para a família das participantes. “Quanto mais a gente aprende, melhor é para a nossa vida futura. Esse curso abre a possibilidade, até mesmo, de vocês abrirem uma padaria. Porém, é preciso aprender primeiro antes de se atirar. A gente só consegue mandar naquilo que sabemos fazer”, ensina.

A ideia surgiu há dois anos e alguns dos ex-alunos conseguiram montar um negócio próprio no segmento. O curso tem carga horária total de 60 horas. Entre os conteúdos ministrados estão as boas práticas de fabricação, a higiene na manipulação de alimentos, as técnicas de elaboração de doces e compotas, as técnicas de elaboração de alguns produtos lácteos e principalmente as técnicas de elaboração de produtos de panificação.