Círculo de Práticas Restaurativas: Atletas da base conversam sobre expectativa de retorno

Atividade é realizada periodicamente e visa auxiliar os atletas e suas famílias a exporem seus sentimentos e opiniões

16/10/2020

Círculo de Práticas Restaurativas: Atletas da base conversam sobre expectativa de retorno Foto site Operário.

Os atletas das equipes Sub-17 e Sub-19 do Operário Ferroviário participaram, nas últimas semanas, por videoconferência, do Círculo de Práticas Restaurativas. O tema dos últimos encontros foi a expectativa de retorno dos treinamentos presenciais.

Durante a atividade, os atletas puderam conversar e estabelecer diretrizes para trabalharem juntos, visando melhorar a convivência e ajudar uns aos outros, conforme explica a pedagoga das categorias de base Adriane Presaniuk.

“A pedido dos próprios atletas, no círculo desta semana, conversamos sobre o retorno as atividades presencias, sejam na escola, no clube e em outros espaços. Durante o diálogo, foram estabelecidas algumas diretrizes e valores para que, quando houver o retorno, os atletas possam desenvolver suas atividades e o trabalho em equipe da melhor forma possível”, conta a pedagoga.

O Círculo de Práticas Restaurativas é uma atividade realizada periodicamente por facilitadores do Instituto Mundo Melhor e coordenada pela pedagoga Adriane e pelo psicólogo Marcos Martinez, das categorias de base do Operário. Os encontros, realizados atualmente por videoconferência, visam auxiliar os atletas e suas famílias a desenvolverem o trabalho em equipe, melhorarem a convivência nos diversos ambientes, lidarem com os desafios da carreira profissional e da vida escolar e pessoal, bem como expor suas opiniões e sentimentos.

A facilitadora do Instituto Mundo Melhor Erica Lemes relata como tem sido os encontros. “Tem sido uma experiência fantástica trabalhar com os atletas tanto do Sub-17 como do Sub-19. Eles estão mais abertos, conversando mais, falando sobre as angústias, os sentimentos que eles têm. Por parte do Instituto Mundo Melhor, é um sentimento de gratidão realizar esse trabalho, pelo reconhecimento dos atletas, esse companheirismo que eles estão tendo, essa abertura e esse olhar diferente, tanto no preparo físico como na questão emocional. Tem dado um retorno muito positivo”.

Possibilidade de retorno de atividades presenciais

As categorias de base do Fantasma tiveram as atividades presenciais suspensas no dia 17 de março por conta da pandemia da Covid-19. Os atletas estão realizando treinamentos em casa com supervisão das comissões técnicas por videoconferência. Além dos treinos, eles também realizam cursos online, disponibilizados pelo Instituto Mundo Melhor, participam de atividades pedagógicas semanais e recebem atendimento psicológico também em videoconferência.

O Operário aguarda posicionamento da Federação Paranaense de Futebol (FPF) sobre a disputa do Campeonato Paranaense das categorias Sub-17 e Sub-19. Caso as competições estaduais não aconteçam, a reapresentação está prevista para o dia 3 de novembro, trabalhando com a possibilidade de disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece em janeiro de 2021.

Com Assessoria de Imprensa Operário Ferroviário