Círculos virtuais são realizados com profissionais de Uberaba

22/06/2020

Círculos virtuais são realizados com profissionais de Uberaba

Para dar continuidade aos círculos restaurativos, neste momento de incertezas, as instituições de Uberaba (MG) adaptaram o projeto para a modalidade online. E, pela primeira vez, a Casa do Adolescente e o Lar de Caridade participaram do encontro virtual que foi realizado por facilitadores, inclusive com a atuação da pedagoga do Instituto Mundo Melhor, Érica Lemes.

O tema abordado com os profissionais, entre eles psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, foi ‘empatia’. Segundo Érica, o círculo foi uma oportunidade para todos conhecerem melhor o outro com quem convivem no âmbito de trabalho. “O círculo serviu para aproximar as equipes de uma forma diferente, ou seja, indo além do profissional e entendendo que cada pessoa tem sua história, seus sonhos e até suas frustações”, destaca.

De acordo com a pedagoga, nenhum dos profissionais tinha, até então, participado de algum tipo de círculo – nem no modo presencial e nem online. “Foi muito bacana ver o interesse de todos e o quanto estavam dispostos a ter essa troca e fortalecer as relações. Com certeza vai beneficiar o trabalho e a vida de cada um deles”, reforça.

O encontro também levantou questões relacionadas com a pandemia, como quais estratégias estão sendo utilizadas para ficar bem no isolamento, desafios familiares, distanciamento social e como será o pós-pandemia, ainda mais em um serviço tão vulnerável quanto o dos profissionais.