Cursos de capacitação do IMM são destaque em Complexo Social de Cascavel

25/01/2024

Cursos de capacitação do IMM são destaque em Complexo Social de Cascavel

O Complexo Social do Depen em Cascavel está realizando uma mudança significativa com o projeto "Trabalhando a Liberdade com Dignidade", que conta com a parceria do Instituto Mundo Melhor (IMM). O projeto que existe há três anos oferece cursos de capacitação aos detentos, criando oportunidades de emprego antes da reintegração à sociedade.

Ao perceber a necessidade de mais do que apenas encaminhar detentos para o mercado de trabalho, o Complexo estabeleceu a parceria com o IMM, ofertando mais de 200 cursos de Educação a Distância (EAD) aos apenados. No ano passado, foram implementados também cursos presenciais, abrangendo áreas como mecânica de moto, cozinha, pintura e elétrica, resultando em uma capacitação ainda mais abrangente.

“Nós percebemos que não bastava apenas encaminhar para os locais de trabalho, necessitava também de um aprimoramento, eles precisavam dessa capacitação, então nós começamos essa parceria com o IMM, onde temos aqui os cursos EAD com acompanhamento do setor de pedagogia”, explica o diretor do Complexo Social, Sergio Vicente da Silva. Ele ressalta também que, desde que o projeto iniciou, o índice de retorno é baixíssimo, sendo quase zero.

Cada dia de trabalho representa três dias a menos de detenção, e os cursos também oferecem direito à remissão de pena. Em três anos, mais de 500 presos participaram do projeto, reduzindo significativamente os índices de reincidência.

“Eu digo que aqui é o termômetro, aqui vamos saber, na fase final do cumprimento de pena, que vamos perceber se a pessoa retornará ou não, caso a pessoa diga que quer sair dessa vida de crime – que são a maioria deles, então o estado oportuniza por meio de suas políticas públicas e leis, seja em um trabalho ou em um projeto, esse indivíduo tem a oportunidade de modificar a sua vida”, evidencia o diretor regional do Depen, Thiago Correia.

 

Com informações: Taroba News e reportagem TV Tarobá Cascavel