Cursos do IMM contribuem para a formação dos alunos da Guarda Mirim

12/12/2016

Cursos do IMM contribuem para a formação dos alunos da Guarda Mirim

Alunos, professores e coordenadores da Guarda Mirim participaram de uma confraternização no dia 09 de dezembro. O Instituto Mundo Melhor (IMM) entregou ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa um certificado contendo a relação dos cursos, com respectivas cargas horárias, dos cursos realizados pelo Instituto Educacional Duque de Caxias. Em meados de março de 2017, os jovens completam o curso e terminam o programa.                  

                O coordenador do programa Amarildo Miguel Leal, da UEPG mencionou a importância da participação e envolvimento de todas as partes (Guarda Mirim, Universidade, Justiça e Federal e IMM) para possibilitar a formação dos jovens adolescentes. “A oportunidade de estudar e trabalhar em Instituições como a Universidade e a Justiça, contribui muito para a consolidação da formação dos alunos, possibilitando que eles percebam que com muito estudo e trabalho poderão construir uma vida com dignidade”, destaca.                          

“Gostaria de agradecer as Instituições parceiras que nos ajudam a desenvolver essa iniciativa. Também é preciso lembrou os alunos da importância e da oportunidade que tiveram de participar do programa. Todos são vitoriosos por estarem chegando ao final do programa, que foi preciso muito esforço deles e de todos os envolvidos para que isto acontecesse”, comenta Armando Madalozzo Vieira, vice-presidente do Instituto Duque de Caxias.

                O juiz federal, Dr. Cesar Boechenek, lembrou da grande contribuição que os alunos dão nos trabalhos realizados na Justiça. “Programas sociais como este são de fundamental importância na vida dos jovens, pois propiciam formação a estes alunos dando-lhes maiores oportunidades para conquistarem um lugar na sociedade”, frisa.

                O convênio entre a Universidade e a Guarda Mirim remonta há mais de 40 anos. “Muitos alunos que participaram do programa hoje são funcionários da universidade ou professores, ocupam posições de destaque na sociedade. A coordenação, embora não sendo sua função de oficio, mesmo com as atribuições o cargo regular, trabalha com muito zelo e dedicação ao programa”, afirma o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant'Ana Vargas.

                “É sempre uma alegria indescritível ver que os nossos projetos estão alcançando aqueles que mais precisam. A maior satisfação é saber que o nosso objetivo de facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho através da capacitação profissional está sendo atingido”,  relata o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

O programa ‘Formação Humana e Profissional para o Adolescente Aprendiz’ fornece formação complementar à escola regular e aprendizagem profissional em administração pública. Os jovens também desenvolvem atividades profissionais na UEPG e na Justiça Federal de Ponta Grossa, sendo 35 vagas na universidade e 6 vagas no judiciário. Antes de ingressarem no programa, os alunos participam de aulas ministradas pelo IMM. Além da fase preliminar, no decorrer dos dois anos de aprendizagem, o Instituto ministra cursos rápidos e palestras, com fins de aprimoramento da formação dos alunos.