Após conteúdos e conceitos, os profissionais já começam a desenvolver vivências em sala de aula
27/08/2015
O projeto Infância Mundo Melhor continua a todo vapor em Telêmaco Borba. O polo instalado pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) no município promoveu um novo encontro presencial no dia 18 de agosto. Os profissionais da educação discutiram o tema ‘Transformando as Violências em Convivências Pacíficas’. Esse foi a terceira reunião e, a partir de agora, com a parte conceitual e com as vivências já desenvolvidas com os participantes nos encontros, os projetos de cada um serão encaminhados para a parte final e elaboração dos relatos.
"Com esse projeto que vem está sendo desenvolvido aqui em Telêmaco Borba, podemos pensar em ações práticas no nosso dia a dia de trabalho e também em nossa casa. Estamos aprendendo a trabalhar a cultura da paz e como resolver os conflitos de maneira a que nossos filhos compreendam que é uma mudança de comportamento que precisamos. Não estamos acostumados a pensar na paz até que haja de fato um conflito, precisamos modificar esse paradigma, fazendo a cultura de paz ser uma rotina", afirma Silvana Dias, educadora física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba.
De acordo com a Assistente Social Bibiana Santos, responsável técnica pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência no município de Telêmaco Borba, o trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Mundo Melhor trouxe muito ganho aos profissionais. “A iniciativa possibilita refletir sobre a atuação profissional, sobre os conflitos inerentes à rotina de cada um e o cotidiano dentro de casa. Acredito que se cada membro do trabalho conseguir modificar um pouco seu dia a dia, pensando melhor nas ações que podem se transformar em conflito e adotar uma postura de não violência, a rotina de trabalho sofrerá uma transformação", afirma.
Para o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o projeto é a menina dos olhos da entidade. “Os conflitos fazem parte da vida de cada um. O objetivo é ensinar as pessoas a resolverem as suas diferenças de forma pacífica, com base na razão e na argumentação”, esclarece.
O próximo encontro do Infância Mundo Melhor está marcado para o dia 22 de setembro. O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) é responsável por ministrar os conteúdos e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) certifica o projeto. Além dos encontros presenciais, os profissionais também têm acesso à cursos on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).