Aproximadamente 300 profissionais da educação participaram das atividades sobre o tema educação para a paz
14/08/2015
Nos dias 20 e 21 de julho, o Infância Mundo Melhor, projeto desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), promoveu encontros presenciais nos polos instalados em Ipiranga e Reserva, respectivamente. As atividades integraram a Semana Pedagógica dos municípios e abordaram o tema ‘Educação para a Paz - Transformando as Violências em Convivências Pacíficas’. Ao todo, em dois dias de trabalho, participaram cerca de 300 profissionais da educação.
De acordo o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o Infância Mundo Melhor é um projeto de grande sucesso e alcance social. “A cada ano nós percebemos que o número de profissionais aumenta. A receptividade é muito boa, os professores estão cada vez mais motivados e animados”, destaca.
O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG) é responsável pelos conteúdos ministrados. O coordenador do NEP, Nei Alberto Salles Filho, apresentou os principais conceitos da cultura de paz. “A vida para no século XXI apresenta novas formas perceber e interpretar o mundo. Renovação de valores e crenças, criatividade, cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, autoconhecimento, a arte do relacionamento, a cooperação, a nutrição da alma”, afirma.
A paz está fundamentada no respeito à vida e na resolução não violenta dos conflitos. “O conflito não é algo mal em si, embora as pessoas possam responder a ele de forma negativa. Por isso, a chave não está em sua eliminação, mas em sua regulação e resolução de forma justa e não violenta. O conflito é um processo natural e necessário em toda sociedade humana, é uma das forças motivadoras da mudança social e um elemento criativo essencial nas relações humanas”, frisa.
Na família, são absorvidos valores éticos e humanitários e onde se aprofundam laços de solidariedade. “O lar é um espaço indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, independente do arranjo familiar”, ressalta. A educação para a paz na escola envolve professores, funcionários, alunos, familiares e comunidade para manutenção das relações humanas, qualidade de vida, valores humanos, valorização da vida, direitos humanos, união familiar e qualidade de vida.