Encontro do Jovem Mãe reúne 80 profissionais

20/04/2016

Encontro do Jovem Mãe reúne 80 profissionais

No dia 31 de março, o Programa Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM), realizou o primeiro encontro presencial do ano de 2016. Cerca de 80 profissionais da saúde e assistência social, receberam formação na área ‘Violência contra Adolescente - sinais, sintomas e notificações’. O conteúdo foi ministrado pela equipe de psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe.

De acordo com Luiza Tatiana Forte, diretoria de Extensão da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), o maior objetivo do trabalho é capacitar cada vez mais os profissionais da saúde e da assistência para diminuir o indicador de gravidez na adolescência. “Eles precisam estar sensibilizados e saber reconhecer sinais de violência, assim como o fluxo de encaminhamentos e de acionamento das redes de proteção de suspeitas ou confirmações de violência”, salienta. Os participantes dos encontros irão preparar os temas e os materiais de dez temas de prevenção voltados para gravidez na adolescência e poderão, em diferentes tempos, solicitar os materiais para realizarem os trabalhos em seus locais de prática.

“Este é um olhar peculiar que nós lançamos sobre o assunto. Nós fornecemos apoio para que as adolescentes grávidas retomem a suas vidas, continuem os estudos e entrem no mercado de trabalho. Nossa maior preocupação é que as jovens mães tenham os seus direitos assegurados e não fiquem prejudicadas pela condição da maternidade precoce”, enfatiza Jeroslau Pauliki, presidente do IMM.

O projeto trabalha enfermeiras e assistentes sociais ampliando os seus conhecimentos e oferecendo novas ferramentas para que elas trabalhem com as adolescentes grávidas. Os conteúdos ministrados abordam o acolhimento, humanização no atendimento, instrumentais e técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade.

Em 2015, o Jovem Mãe atendeu 90 profissionais da região dos Campos Gerais. Eles receberam os seus certificados, emitidos pela FPP, durante a oficina.