Expresso Mundo Melhor capacita detentos de Lapa

20/06/2012

Expresso Mundo Melhor capacita detentos de Lapa

“Bom, todos nós que participamos dos cursos queremos agradecer a todas as pessoas que se empenharam para trazer até nós esses cursos e fazer a gente se sentir capaz de até sonhar com um futuro melhor com oportunidades. Muito obrigado a todos que trabalham na unidade e os responsáveis pelo curso. Esperamos que o nosso desempenho tenha sido satisfatório para vocês, pois nós adoramos e esperamos ter uma nova oportunidade em breve”. Foi com esse depoimento emocionante que os 25 detentos do Centro de Regime Semiaberto da Lapa/PR (CRSL) avaliaram a ação.

O ônibus itinerante do Instituto Mundo Melhor, Expresso Mundo Melhor, ficou no CRSL entre os dias 15 e 18 de junho e disponibilizou uma grade de 60 cursos on line de capacitação. Todos os participantes concluíram o curso de introdução a informática e, posteriormente, selecionaram os temas de acordo com o interesse para cada um. Os cursos mais acessados foram: construindo sua casa, orçamento familiar, a arte de falar em público, como dirigir com segurança, atendimento nota10,  entre outros.

Após o término dos cursos os participantes observaram e discutiram a escolha do tema e fizeram uma reflexão sobre o aprendizado. Os cursos tem o propósito tanto do aperfeiçoamento de conteúdos quanto para a introdução no mundo da informática. De acordo com o detendo J.H. fazer parte desse grupo o apresentou uma nova visão do mundo fora da realidade que ele vive. “Gostei muito de aprender um pouco de computação, fiz os cursos e para mim foi muito importante, pois eu posso dizer que estou chegando ao mundo agora, pois estava há 18 anos no regime fechado e estou desatualizado do mundo” diz.

Para a chefe do CRSL, Iriane Dittrich, a vinda do Expresso cumpriu o objetivo de oferecer oportunidades a todos os públicos. “Foi uma experiência inovadora e tudo ocorreu de forma precisa e muito bem organizada, todos estavam integrados e realmente envolvidos no projeto. A empatia de todos era visível e contagiante e conseguimos atingir plenamente os nossos objetivos. O desfecho foi impressionante e inusitado” afirma.  

Lapa já é a segunda cidade que projetos do Instituto Mundo Melhor atingem esse público. Em Ponta Grossa, a parceria com o SISCOPEN rendeu a implantação de duas Salas Virtuais Mundo Melhor na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. O projeto está em andamento desde abril e atente os regimes fechado e semiaberto.