
Quando o professor Guilherme Weiber pergunta aos alunos, poucos respondem que sabem usar os programas de computador Word e Excel. Para levar conhecimentos sobre a informática básica para esse público, o Instituto Mundo Melhor (IMM) tem levado cursos por meio do Expresso Mundo Melhor.
Estudantes de 12 a 15 anos dos colégios José Elias da Rocha e Nossa Senhora da Glória, ambos de Ponta Grossa, já foram contempladas com oficinas ofertadas pelo IMM. A proposta é dar subsídios para que os estudantes ampliem o conhecimento a fim de facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
“As oficinas são muito importantes. Estou dando aulas de Word e Excel para alunos nas escolas. Nas aulas eles aprendem como formatar textos, fazer currículo, regras para formatar trabalhos escolares e no Excel como fazer uma planilha de gastos”, relata Weiber.
O IMM desenvolve também nesses dois colégios o projeto Escola Restaurativa, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) juntamente com a Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).
De modo geral, as Práticas Restaurativas envolvem a resolução de conflitos por meio do diálogo entre as pessoas envolvidas em uma situação de conflito, famílias quando necessário bem como a comunidade. O IMM mantém convênio com a Comissão de Justiça Restaurativa para ser o agente implantador das Práticas Restaurativas.