Faculdades Pequeno Príncipe realizam treinamento para o Projeto Jovem Mãe

Os encontros presenciais com os professores das Faculdades Pequeno Príncipe acontecem a cada dois meses

28/06/2013

Faculdades Pequeno Príncipe realizam treinamento para o Projeto Jovem Mãe

Profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social de 20 Municípios envolvidos no atendimento do Projeto Jovem Mãe, do Instituto Mundo Melhor (IMM), participaram nesta semana, na Central de Distribuição e Administração do Grupo MM MercadoMóveis, do segundo módulo de treinamentos do projeto, que teve como tema “Desenvolvendo a Maternagem”. O treinamento foi ministrado pela professora Silvia Hey, do Curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba, instituição responsável pela aplicação dos conteúdos do Jovem Mãe. “Discutimos o acolhimento da mãe adolescente em nosso ambiente de trabalho, entendendo o papel que essa jovem exerce no ambiente familiar. Trabalhamos também o conceito de maternagem, que é a maternidade exercida com amor, cuidado e afeto, fechando dessa forma o círculo virtuoso que beneficia o bebê, a mãe adolescente e o profissional de saúde pública”, comentou a psicóloga.

O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães. Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças. O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O projeto teve início em 2009 e já atendeu aproximadamente 1.000 jovens. Atualmente, está presente em 21 Municípios: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi. Aproximadamente 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.

Os treinamentos presenciais com os professores das Faculdades Pequeno Príncipe acontecem a cada dois meses.