
Ao lado de alguns parceiros, o Instituto Mundo Melhor (IMM) esteve na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância para apresentar as ações desenvolvidas com crianças, adolescentes e na área de capacitação profissional. Foram apresentados os projetos de Educação para a Paz, Escola Restaurativa, Jovem Mãe, Jovem Mundo Melhor, Salas Virtuais e Expresso Mundo Melhor. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 03.
Para o deputado estadual Marcio Pauliki, fundador do IMM, essa reunião representa a síntese da filosofia do instituto. “Nós temos aqui o poder judiciário, o executivo, o legislativo, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. É do trabalho em rede e da união de forças que vêm a nossa força”, destaca.
De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, estreitar relações é fundamental para o trabalho em rede desenvolvido. “Muitas empresas acreditam que responsabilidade social é apenas fazer doações para instituições de caridade. Nós optamos por ações mais concretas e que realmente mudem a vida das pessoas”, argumenta.
A juíza Laryssa Angelica Copack Muniz, da Vara da Infância e da Juventude de Ponta Grossa, conta que o município é pioneiro nas práticas restaurativas. “Em um ano de aplicação nós tivemos uma redução em números absolutos de adolescentes em conflitos com a lei de 44%. A ideia é que o projeto se desenvolva no ambiente escolar, no Fórum e na comunidade. É na comunidade que nós acreditamos que vamos atingir a primeira infância”, explica.
“O estado é parceiro dessa iniciativa por entender a importância do trabalho orquestrado com pais e alunos”, afirma Fabiana Campos, superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Apenas o projeto Infância Mundo Melhor, desenvolvido pelo IMM desde 2008, já capacitou 1.079 profissionais de educação em pedagogia da convivência, resolução de conflitos de forma não violenta e resgate de valores humanos.
O IMM foi convidado pela deputada Maria Victoria, presidente da Frente Parlamentar, para participar da reunião e apresentar as ações desenvolvidas. "Investir na educação dos nossos jovens é a melhor forma de construirmos um futuro melhor. Mais do que um retorno social, é comprovado o resultado financeiro que essa aplicação traz. Iniciativas como essa merecem toda atenção e incentivo para que continuem fazendo a diferença. Nos dias de hoje, é fundamental darmos alternativas à população, oferecendo atividades de qualidade que complementem a formação", frisa a deputada Maria Victoria.