África recebe Sala Virtual Mundo Melhor

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estará disponível para a população de Moçambique

07/07/2016

África recebe Sala Virtual Mundo Melhor

O Instituto Mundo Melhor (IMM) atravessou o Oceano Atlântico e inaugurou uma Sala Virtual na cidade de Pemba, em Moçambique. Esta primeira iniciativa no continente africano irá oferecer cursos on-line para centenas de crianças e adolescentes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Congregação das Irmãs Servas de Nossa Senhora da Anunciação.

A coordenadora geral da congregação, Maria Dulce Träsel, explica que Servas da Anunciação já desenvolviam um trabalho missionário no local. “Em 2014, atendendo a um apelo do Papa Francisco de ir ao encontro dos irmãos africanos e dos mais necessitados, nós decidimos sair em missão. Os cursos do IMM vão dar a eles a oportunidade de conhecer mais, ter um curso profissionalizante e entrar no mercado de trabalho que ainda é escasso”, destaca.

A irmã Denilse Freitas comenta que as pessoas vivem em situação bastante precária, sem acesso à educação e saneamento básico. “A grande maioria da população de Pemba é de pessoas simples, mas muito acolhedoras. A pobreza evidente não faz deles pessoas tristes”, frisa. Ela conta que representantes de todas as religiões trabalham em parceria para melhorar a qualidade de vida da população. “É uma grande responsabilidade para nós transmitir esse conhecimento e aprendizado, pois para eles nós somos o próprio Deus que vai visitá-los”, salienta.

Os missionários estarão na Sala Virtual à disposição para instruir os jovens que deverão agendar um horário para poder realizar os cursos on-line. “Crianças, jovens, adultos e idosos recebem dessas irmãs um novo suporte para as suas vidas e isso os enche de novas esperanças. O nosso objetivo é contribuir ainda mais para ampliar o leque de possibilidades dessas pessoas para que elas levem uma vida digna”, reforça o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.

As Salas Virtuais Mundo Melhor são compostas por computadores, impressoras e acesso à internet. Elas contam ainda com acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com mais de 90 cursos on-line disponíveis, na área de administração, empreendedorismo, informática, línguas estrangeiras, saúde e bem-estar.