
O Instituto Mundo Melhor (IMM) promoveu o último encontro presencial do projeto Geração Paz desde ano. Em 2016, participaram em torno de 70 profissionais da educação, saúde e assistência social em cada encontro. Para marcar o encerramento das atividades, foi realizada uma Mostra de Projetos que permitiu a cada grupo apresentar o que foi desenvolvido nas escolas durante o projeto. Foram apresentadas ações com grupos de idosos, crianças de 0 a 6 anos, adolescentes em conflito com a lei, adolescentes de entidades de contra turno social e famílias, envolvendo metodologias nos eixos de sustentabilidade, preservação do meio ambiente, fortalecimento de vínculos, escuta ativa e outros.
“A experiência foi muito rica e com grande diversidade de projetos. Todos puderam observar que as ações de não violência e cultura de paz podem ser ramificadas em todos os espaços e com todos os tipos de público”, afirma o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. Ele acrescenta que os profissionais que participaram do Geração Paz formaram uma rede de ideias e projetos que terão continuidade em 2017.
“Hoje a formação de crianças e jovens exige novas abordagens que envolvam a introdução dos valores da convivência, da cultura de paz e do diálogo constante. O ambiente escolar, em virtude da diversidade e da pluralidade, tem se tornado palco de conflitos interpessoais, que por diversas vezes caminham para o lado da violência”, enfatiza Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP-UEPG, parceiro na ministração de conteúdo do Geração Paz. Ele alerta que é preciso união de forças para enfrentar o problema.
“A cultura de paz é a educação multicultural, a aprendizagem de valores e a redução de preconceitos. Permitindo conscientizar as crianças e os adolescentes sobre valores éticos, responsabilidades sociais e o aprendizado de habilidades que estimulem o diálogo, a cooperação e a solução pacífica dos conflitos”, explica.
Neste último encontro do Geração Paz, participaram APAM, IEDC, Pequeno Anjo, CENSE, CREAS, Colégio SESI e Faculdade Santana de Ponta Grossa. De Carambeí, participaram a Escola José Pedro, Cmei Santa Rita de Cássia, Cmei Betânia, Escola Rural Limpo Grande, Cmei São Judas Escola Maria Laura e Cmei Canaã. O município de Ipiranga esteve presente com o projeto intersetorial do Conselho Tutelar e SME, a cidade de Palmeira foi representada pelo Colégio Dom Alberto. O encerramento das atividades de 2016 do projeto aconteceu no dia 26 de outubro.