
O Instituto Mundo Melhor (IMM) promoveu o segundo encontro presencial do curso Geração Paz. Estiveram presentes mais de 70 profissionais entre conselheiros tutelares, professores, acadêmicos e educadores sociais. Foram trabalhadas oficinas e práticas vivenciais relacionadas à construção de uma cultura de paz. Os profissionais já desenvolveram um pré-projeto como forma de começar a pensar as ações e atividades que serão aplicadas e depois colocadas no livro.
De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o projeto é uma importante contribuição para a segurança pública através da construção diária de uma cultura de paz. “O IMM acredita que a educação é o melhor caminho para a redução dos índices de violência. Sabemos que são ações a longo prazo, mas acreditamos que é o que trará os resultados mais efetivos”, destaca. Ele enfatiza que o projeto Geração Paz começou trabalhando apenas com profissionais da educação, mas a iniciativa cresceu e passou a atender também policiais militares.
Os conteúdos foram ministrados pelo professor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). “O nosso papel é desmistificar o conceito de paz como pombinhas brancas. Nós estamos focando na pedagogia da convivência, no resgate dos valores humanos, na resolução não violenta dos conflitos e nas pequenas ações cotidianas que promovem a paz”, explica.
O encontro aconteceu no dia 08 de junho.