Infância Mundo Melhor ganhou novo nome graças ao crescimento do projeto
31/03/2016
Mais de 90 experiências de sucesso do projeto de educação para a paz desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) foram compiladas na terceira edição do livro ‘Geração Paz – transformando violências em convivências pacíficas’. As atividades foram realizadas em 2015 nos municípios de Carambeí, Imbaú, Ipiranga, Palmeira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi, Ponta Grossa e Curitiba. O lançamento do livro aconteceu no dia 15 de março no Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis.
O projeto Infância Mundo Melhor iniciou em 2003 e atendia professores e crianças. A iniciativa cresceu e agregou vários profissionais, entre eles a Polícia Militar do Paraná e psicólogos e assistentes sociais do Núcleo de Apoio à Saúde da de Telêmaco Borba. Ao agregar bons profissionais e gerar várias coisas boas, passa a se chamar Geração Paz. “O nome evidencia esse processo de gerar educação para a paz e transformar violências em convivências pacíficas”, explica o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. Durante o ano de 2015, a iniciativa atendeu 500 profissionais diretamente e mais de 1,5 mil pessoas indiretamente.
De acordo com a pedagoga Érica Cristina Lemes, responsável pelo projeto, é motivo de muito orgulho lançar a terceira edição de uma publicação que mostra na prática a mediação de conflitos e a pedagogia da convivência. Ela define o livro como um marco e recorda que ele começou pequeno, com cerca de 40 experiências nos mais diversos espaços. “A gente consegue perceber o impacto das ações no mundo real. Quando você coloca a mão na massa e trabalha com as pessoas, as coisas acontecem. Acredito que essas experiências têm que ser mostradas como exemplo de como é possível transformar todos os tipos de violência em convivências pacíficas. Todo conflito tem sim uma solução através do diálogo”, enfatiza.
O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG) é parceiro da iniciativa desde 2012. Para Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP, a importância dos relatos está no fato que o livro ‘Geração Paz’ circula por todo o Brasil em formato pdf. “Muitas vezes, nós temos a sensação equivocada que a paz é inalcançável e impossível de ser construída. Porém, a construção do conhecimento em torno de experiências está proporcionando avanços reais, embasando políticas públicas e integrando diretrizes curriculares”, salienta. Ele conta que o trabalho desenvolvido pelo projeto Geração Paz é baseado em documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As discussões estão alinhadas aos estudos mais recentes que retratam a educação para o desenvolvimento sustentável e a educação para a paz como os dois eixos da educação para a cidadania global que serão trabalhadas pela Unesco até 2030.