IMM bate recorde com 9,6 mil cursos realizados em um mês

08/06/2022

IMM bate recorde com 9,6 mil cursos realizados em um mês

Desde 2020, quando o Instituto Mundo Melhor fortaleceu a oferta de cursos online através do seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a iniciativa não para de crescer. Com a colaboração de diversos parceiros, apenas em maio deste ano, foram contabilizados mais de 9,6 mil cursos, realizados em diversas cidades brasileiras.

Os números foram alcançados através da plataforma AVA, que além de poder ser acessada de qualquer lugar, ainda contempla mais de 200 cursos online e 20 web séries em diferentes áreas do conhecimento. “Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a capacitação das pessoas, porque o IMM acredita na potência da educação a distância, por se tratar de uma metodologia acessível, eficaz e capaz de gerar conhecimento”, salienta a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki.

Os acessos aos cursos vieram de diferentes cidades, inclusive até de outros estados, que só são possíveis devido a grandes parcerias. Uma das cooperações de sucesso é o projeto Ajufe por um Mundo Melhor, uma parceria do Instituto com a Associação dos Juízes Federais do Brasil, a qual trabalha na ressocialização dos apenados.

Neste âmbito, os destaques ficam por conta de duas unidades. A primeira é o Programa Rumo Certo, um projeto de escolaridade e profissionalização desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, que atende 51 estabelecimentos, em 29 cidades do Maranhão. A segunda é a Penitenciária Industrial de Joinville, uma unidade referência no país por ter um dos menores índices de reincidência, a qual oferta cursos de capacitação e oportunidades de trabalho. Ao todo, 450 internos realizam alguma atividade laboral.

Outra parceria que rendeu bons resultados foi através do Expresso Instituto Sicoob, uma plataforma itinerante de formação profissional e cidadã, instalada em um ônibus que foi adaptado para tornar-se uma estrutura móvel de ensino. Somente no mês de maio, o projeto atuou muito forte no estado de São Paulo, principalmente, nas cidades de Presidente Venceslau, Taubaté e Marília.

 

Cursos reconhecidos e certificados pela FGW

Todos os cursos são reconhecidos e certificados pela FGW (Faculdade de Gestão Woli) e pela Associação Brasileira de Educação a Distância. Enquanto, o ambiente virtual é gerido pela Woli, que une a tecnologia e a educação com sistemas de gestão da aprendizagem, experiência da aprendizagem e gamificação, entre outras metodologias que auxiliam no aprendizado e engajam os alunos.

Com vasta experiência na área de ensino a distância, o professor Válter Gomes, diretor da FGW, salienta que a instituição pratica e dissemina os conceitos da boa governança pautados no ESG, inclusive formando gestores de excelência para bem administrar as organizações. “Um desses projetos de destaque é com apoio do IMM, que tem o objetivo precípuo de levar conhecimento aos detentos de boa conduta, que não só levam à redução da pena, mas, principalmente, contribui para a reinserção deles no mercado de trabalho.”, completa.

Para Wagner Freitas de Oliveira, sócio-diretor da Woli, é necessário atuar fortemente para diminuir as desigualdades sociais, as quais são mais evidentes no Norte e Nordeste do Brasil. Hoje, a Woli e o IMM estão preparados para atuar de forma remota e descentralizada, desenvolvendo ações de capacitação e formação de agentes da transformação social. Ele acrescenta que a presença do Instituto nessas regiões menos assistidas será impactante para as comunidades locais. “A nossa contribuição mais profunda será iniciar, nessas comunidades, um ciclo virtuoso de desenvolvimento, e, a partir daí, a evolução é natural”, evidencia.