
A parceira do Instituto Mundo Melhor (IMM) com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Ceará já está rendendo os primeiros frutos. No dia 14 de novembro, foram entregues os certificados aos egressos alunos dos cursos oferecidos pelo IMM em ambientes prisionais. A certificação contou com a presença do secretário de Justiça Hélio Leitão e foi realizada na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).
Os certificados foram entregues a 18 detentos que concluíram os cursos de capacitação à distância em áreas como saúde, culinária, informática e empregabilidade. As aulas acontecem em um laboratório de informática montado na sede da Cispe, onde os alunos têm acesso aos equipamentos e podem acessar o conteúdo dos cursos. Além da assistência aos egressos, os familiares também podem ser beneficiados pelo IMM, gratuitamente.
“Estamos felizes de atingirmos a marca de 600 certificados emitidos e estamos desejosos de iniciarmos a ampliação da nossa parceria beneficiando também as pessoas custodiadas nas nossas unidades prisionais. Elas possuem laboratórios de informática montados, disponíveis para o recebimento da plataforma de ensino à distância”, ressalta Cristiane Gadelha, coordenadora da Inclusão Social do Preso e Egresso da Sejus. A intenção é estender o benefício para os internos das Cadeias Públicas de Caucaia e Maracanaú, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza e a nova Unidade Prisional, inaugurada no último dia 11 de novembro, localizada em Itaitinga.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo presidente do IMM, Jeroslau Pauliki. “Nós sempre tivemos certeza do sucesso que seria essa parceria. Quando uma pessoa é privada de sua liberdade como pena por um crime que cometeu, nós temos a tendência de imaginar que ela passará muito tempo na cadeia. A verdade é que ela retornará ao convívio em sociedade muito antes do que imaginamos e a nossa função é fazer com que essa pessoa volte melhor”, assinala.
As 90 opções de cursos ofertados pelo IMM foram desenvolvidas em parceria com a Woli Consultoria e Treinamento, de Araxá (MG), e são certificadas academicamente pela Unopar Ponta Grossa. A cada 12 horas de treinamento, os detentos receberão um dia de remição de pena, além de serem qualificados para o mercado de trabalho.