IMM conclui primeiro curso online de “Facilitadores em Círculos de Relacionamento”

12/05/2021

IMM conclui primeiro curso online de “Facilitadores em Círculos de Relacionamento”

O primeiro curso gratuito de formação de ‘Facilitadores em Círculos de Relacionamento’, no modo online, foi concluído neste mês de maio. A iniciativa, uma parceria entre o Instituto Mundo Melhor com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, iniciou em abril com a abertura do edital, em que após a seleção dos candidatos, resultou em uma turma que realizou oito encontros síncronos e atividades assíncronas.

A partir de agora, os facilitadores já formados na parte teórico-vivencial irão iniciar o estágio supervisionado, podendo contribuir em vários locais com os círculos de construção de paz. A pedagoga do Instituto, Érica Lemes, explica que os alunos atuam em diferentes áreas, isso foi essencial para que cada um trouxesse suas próprias observações, considerando seus saberes, algo que enriqueceu muito o curso, principalmente, quando se trata da construção de possibilidades de aplicação da metodologia circular.

Alguns parceiros, como o Cejusc, OFEC, Cescage, Marista Santa Mônica e Escritório Social, estiveram junto na edição especial do curso. Para a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, essa colaboração valida uma das visões do Instituto, que é o trabalho em rede, inclusive fortalecendo as práticas restaurativas na cidade de Ponta Grossa.

Um nome importante, quando falamos em cooperação, é o da instrutora Dheiziane Szekut, coordenadora de projetos do Cejusc Ponta Grossa, que atuou no curso e já colocou os projetos: Central de Reflexão, Custódia Restaurativa, CEI de Cor e Prossiga, à disposição dos facilitadores que irão iniciar as práticas supervisionadas.

“Temos a certeza que é o primeiro de muitos outros cursos de formação de facilitadores que iremos disponibilizar em parceria com a UEPG, despontando novos horizontes e utilizando da tecnologia como aliada na construção do diálogo e formas autocompositivas de resolução de conflitos”, salienta Érica Lemes.