IMM e Cense promovem cursos de qualificação profissional para jovens

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas recebem certificados de qualificação profissional

23/02/2021

IMM e Cense promovem cursos de qualificação profissional para jovens

Em janeiro, no período das férias escolares, os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas tiveram a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional do Cense Fazenda Rio Grande. Ao todo, foram contabilizadas 103 certificações nos mais variados temas. O projeto faz parte de um convênio entre o Instituto Mundo Melhor e a Vara da Infância e Família de Fazenda Rio Grande (PR).

Segundo o juiz da Vara de Família do município e responsável pelo projeto, Thiago Bertuol de Oliveira, os cursos terão um impacto muito positivo para a vida desses jovens. Ele explica que o objetivo é que, ao mesmo tempo que esse adolescente que se envolveu em atos infracionais está sendo socioeducado, também encontrará oportunidades para romper essa espiral negativa em sua vida e formação. “É um trabalho de responsabilidade, conscientização e de oportunidade, trabalhando a autonomia para o futuro desses adolescentes”, enfatiza.

“São jovens que foram levados a infração, porque já vem de um contexto socialmente vulnerável, com poucas oportunidades. Neste sentido, os cursos surgem como uma oportunidade para eles buscarem uma evolução para um futuro melhor, assim também não existirá uma justifica para incorrência de novos atos infracionais”, ressalta Bertuol.

O projeto que visa inserir os jovens de abrigos no mercado de trabalho, funciona através de parceiros que atuam na realização de cursos de qualificação profissional, como é o caso do IMM. O juiz destaca que a parceria com Instituto é excepcional, pois é facilmente implantável e não requer muita estrutura. “Os cursos são muito bons e curtos, pois a ideia é que o adolescente não fique muito tempo internado, então é importante que não seja algo tão extenso, mas sim focado e pontual”, completa.

Entre os cursos ofertados pelo IMM e concluídos pelos jovens, destaque para: Assistente administrativo; Hambúrguer artesanal: faça em casa; Introdução ao mundo dos negócios; Princípios da administração financeira; e Noções básicas de mecânica automotiva. Para a presidente do Instituto MM, Cirlei Simão Pauliki, os cursos buscam despertar nos adolescentes a autonomia e o interesse pela carreira profissional, por isso envolve diversas temáticas que irão auxiliá-los a conquistar um futuro diferente.

 

Outros cursos

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e o Senai também são parceiros do projeto, os quais ofertaram alguns cursos, os escolhidos foram: Comunicação não violenta; Como ter sucesso nos processos seletivos; Qualidade no atendimento ao público; Inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional; Aprenda a vencer os desafios do mundo do trabalho; Auxiliar administrativo – rotinas financeiras e contábil; Superando a timidez e desenvolvendo a criatividade.