IMM e Depen qualificam pedagogos de unidade prisionais sobre mudanças na plataforma

15/12/2020

IMM e Depen qualificam pedagogos de unidade prisionais sobre mudanças na plataforma Depen

Com o intuito de propiciar melhorias em seus projetos, o Instituto Mundo Melhor fez uma atualização em sua plataforma de cursos on-line. Para que seus parceiros ficassem por dentro das novidades, juntamente com o apoio do setor de educação do Depen, o IMM realizou uma capacitação on-line para os pedagogos que atuam nas unidades penais. O treinamento envolveu os setores de pedagogia de 16 estabelecimentos penais, escritório social e patronatos que possuem telecentros/salas virtuais.

Desde 2012, o Instituto Mundo Melhor possui um convênio com a Secretaria da Segurança Pública e o Departamento Penitenciário do Paraná para ofertar cursos de iniciação e qualificação profissional no sistema prisional.

“A parceria com o Instituto Mundo Melhor, vem se somar aos esforços do Departamento para que, cada vez mais, as pessoas privadas de liberdade tenham acesso as atividades educacionais e laborativas dentro do Sistema Prisional”, afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati.  

Os cursos on-line, contam com um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e interativo, o qual oportuniza às pessoas privadas de liberdade o acesso a 160 cursos, disponibilizados nas unidades prisionais que possuem telecentro/salas virtuais.

“Prezamos muito pela parceria com o Instituto Mundo Melhor e esse treinamento vem reforçar o compromisso de todos os envolvidos, para que as ações educacionais sejam realizadas com conhecimento e qualidade”, destacou o coordenador do setor de educação do Depen, Ismael Meira.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do IMM é fruto de uma parceria com a Woli Treinamento e Consultoria de Araxá (MG), firmada desde 2010. Este ano, a empresa realizou a migração da plataforma de cursos on-line para sistemas mais modernos e interativos, que atenderão de forma mais completa as necessidades pedagógicas e operacionais dos alunos.

CAPACITAÇÃO - Durante o treinamento, a coordenadora do ambiente virtual de aprendizagem do IMM, Fernanda Matos, apresentou as principais inovações na plataforma de cursos, compartilhando as telas em tempo real e orientando o grupo sobre as mudanças ocorridas e que são necessárias para a inscrição das pessoas privadas de liberdade nos cursos.

“Oferecer um sistema de ensino a distância, que apresente cursos interativos, interessantes e com conteúdo atual, é o maior objetivo da parceria firmada entre as três organizações, Depen-PR, Instituto Mundo Melhor e WOLI, pois, os maiores beneficiados serão as pessoas privadas de liberdade, que terão acesso a cursos e a uma formação profissional básica, de qualidade”, ressaltou a coordenadora.

A pedagoga da Colônia Penal Industrial de Maringá, Ivanir Jolio, reforça que o treinamento foi tranquilo, informativo e as palestrantes, Fernanda e Ana Paula, foram extremamente competentes ao detalhar a nova plataforma do IMM. Segundo ela, o Setor de Educação do Depen, está sempre atento às necessidades dos Setores de Pedagogia e, desta forma, considera muito bom fazer parte desta equipe.

Como os cursos ofertados são de curta duração, o Setor de Educação do Depen, em parceria com o IMM, criou uma grade agrupando os cursos por módulos, com temas afins e carga-horária de 12h a 60h. Desde o início da parceria, em 2012, foram realizados mais de 20.000 cursos certificados pelo Instituto. Esses cursos abrangem várias áreas como informática, hotelaria, idiomas, saúde, alimentação, entre outros. A partir de 2021 serão disponibilizados mais de 236 cursos.

 

Fonte: Depen