IMM e NEP/UEPG discutem educação para a paz em Colombo

Cerca de 100 lideranças comunitárias e gestores públicos participaram da oficina do UPS Cidadania

11/04/2014

IMM e NEP/UEPG discutem educação para a paz em Colombo

Lideranças comunitárias e gestores públicos do município de Colombo participaram de uma oficina que discutiu educação para a paz. A atividade foi conduzida pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) e pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). Estiveram presentes cerca de 100 pessoas entre lideranças comunitárias e religiosas, representantes de órgãos estaduais e municipais, instituições parceiras e voluntários. A oficina foi promovida pelo Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania no âmbito das Unidades Paraná Seguro (UPS-Cidadania), coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU).

O coordenador do NEP/UEPG, Nei Alberto Salles Filho, destacou a importância de dialogar com a comunidade e levar a ideia de educação para a paz para subsidiar políticas públicas de segurança. “É inovador termos órgãos como o IMM e a UPS discutindo a paz através da não violência. Nós desenvolvemos um trabalho preventivo nas escolas e na comunidade para que, a longo prazo, não sejam necessários tantos mecanismos de repressão policial”, afirma.

De acordo com a gestora da UPS Cidadania, Sônia Schober, o evento teve por objetivo compartilhar práticas sociais com lideranças comunitárias e gestores públicos em torno dos temas trabalho e geração de renda. “Através de projetos apresentados pelos parceiros da UPS, vamos desenvolver diálogos e novas ideias, juntamente com os lideres da comunidade, para as mudanças que se fizerem necessárias”, afirma. Ela ressaltou a necessidade de conhecer a realidade local em busca de melhorar cada vez mais suas situações de violência e vulnerabilidade social.

A oficina aconteceu na Associação Paranaense de Orientação, Integração e Ofícios, no Centro Industrial Mauá, em Colombo.