IMM e Operário participam de Congresso Internacional de Ciências do Futebol

O Instituto MM irá apresentar seus projetos junto ao Operário Ferroviário

18/11/2022

IMM e Operário participam de Congresso Internacional de Ciências do Futebol

Em mais uma parceria de sucesso com o Operário Ferroviário Esporte Clube, o Instituto Mundo Melhor irá participar do Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2023, na cidade de Foz do Iguaçu – Paraná. O intuito do encontro é promover a socialização de conhecimentos técnicos, científicos e de networking entre profissionais e acadêmicos da indústria esportiva, em especial do Futebol, Futsal e Beach Soccer. 

O congresso contará com a participação de diversos clubes – da série A e B, os quais possuem projetos de formação integral nas categorias de base, como é o caso do OFEC. Aliás, no dia 21, durante o evento, acontecerá o Fórum Internacional de Desenvolvimento Humano no Futebol, que será destinado a apresentação dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela parte de serviço social, pedagogia e psicologia dos clubes.

A pedagoga do Operário, Adriane Presaniuk, explica que o trabalho realizado no time é o de formação integral, que abrange as categorias sub-17 e sub-19. “O clube se responsabiliza pela mediação de todo o processo educacional voltado para uma educação de formação de valores, fazendo com que esses atletas se desenvolvam não só na parte profissional, mas também sejam formados para a vida cidadã, ou seja, que compreendam, entendam e consigam participar ativamente na construção e organização da sociedade, sabendo seus direitos e deveres”, salienta.

Para se inscreverem, os interessados devem acessar: https://futfoz.com 

 

Projetos com o IMM

Um dos projetos do OFEC que será destaque no congresso é em parceria com o Instituto - intitulado de IDH (Indicador de Desenvolvimento Humano). De acordo com a assistente social do IMM, Fernanda Matos, o programa consiste em mapear a situação socioeconômica e familiar dos atletas, algo que resulta em informações a respeito dos jovens, e como isso impacta a vida deles de diversas formas.

Outro projeto do Instituto, que terá notoriedade no evento, será o de ‘Manejo das emoções’. “Nós vamos abordar sobre a importância de falar sobre as emoções, qual é o impacto na vida desse atleta dentro e fora de campo. Além de trabalhar o autoconhecimento, o entender e fazer esse manejo das suas emoções”, revela Fernanda.