
O Instituto Mundo Melhor (IMM) e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) estão utilizando tablets para a realização de cursos de qualificação profissional à distância aos custodiados que fazem parte do escritório social, em Curitiba.
O IMM já entregou quatro equipamentos para o escritório social, que foi inaugurado governo do estado e visa atender pessoas que saem do sistema prisional e passam a usar tornozeleira eletrônica. O local oferta diversos serviços de cidadania para auxiliar na reintegração social dos ex-detentos.
Para Elis de Freitas, do setor de educação do Depen, essa parceria com o IMM, que existe desde 2012 e já beneficiou mais de 1,5 mil custodiados com mais de 140 cursos à distância.
“Esses equipamentos são importantes para oportunizar a inserção dessas pessoas a capacitá-los profissionalmente e até mesmo de ter contato com os equipamentos de tecnologia”, afirma Elis.
Hoje existem 12 telecentros no sistema penal do Paraná, com laboratórios de informática e salas virtuais. Em todos eles o IMM oferece cursos de capacitação.