Educadores do município integraram o projeto Infância Mundo Melhor e os relatórios das atividades em sala de aula foram compilados em livro
09/07/2015
A terceira edição do livro “Educação para a paz como caminho da infância” foi entregue ao prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e seu vice, Jair Brugnago. O material contém relatos de experiência dos educadores do município que integram o projeto Infância Mundo Melhor, do Instituto Mundo Melhor (IMM), que foram aplicados em sala de aula com os estudantes. Na sequência, o material será entregue, pela equipe da Secretaria Municipal de Educação aos participantes do projeto.
Durante o segundo semestre de 2014, cerca de 100 professores de União da Vitória participaram do Infância Mundo Melhor. Eles participaram de encontros presenciais e cursos de educação à distância sobre o tema Educação para a Paz. As dificuldades enfrentadas, os avanços alcançados e a metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto deram origem a 75 relatos que foram compilados em livro juntamente com as experiências de outras cidades que integram o Infância Mundo Melhor. Em União da Vitória, escolas municipais e estaduais, Centros Municipais de Educação e Centro de Educação para Jovens e Adultos participaram da ação.
“A melhor maneira de transformar a sociedade é pelas crianças. Estamos fornecendo ferramentas para que os pequenos aprendam a lidar com os conflitos, que fazem parte da vida humana, de forma não violenta. Através da argumentação e da racionalidade, é possível superar as mais diversas desavenças”, explica o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.
O prefeito Pedro Ivo elogiou a iniciativa do Instituto Mundo Melhor e parabenizou os professores do município pelos trabalhos desenvolvidos. “A temática da Educação para a Paz indica caminhos para resolver os conflitos que surgem no dia a dia. E, para resolver esses conflitos, um dos caminhos é o diálogo”, aponta.
A secretária de Educação, Sandra Leão, disse que irá avaliar a publicação e os trabalhos desenvolvidos para definir se irá aderir ou não ao projeto, neste ano. As ações referentes à Educação para a Paz foram trabalhadas, no município, em 2014, quando Célio Reginaldo Calikoski esteve à frente da Secretaria de Educação. Ele e a então diretora da pasta, Carmen Winter, convidaram os profissionais do Instituto Mundo Melhor para apresentar o projeto.
O Instituto Mundo Melhor apoia projetos sociais voltados para a qualificação e capacitação profissional em 36 municípios paranaenses. Em 2014, mais de 10 mil pessoas foram atendidas. A visita à Prefeitura Municipal de União da Vitória aconteceu no dia 04 de julho. Todos os professores participantes receberam certificação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e os conteúdos foram ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da UEPG (Nep/UEPG).