IMM entrega terceira edição do livro ‘Geração Paz’ para Reitoria da UEPG

29/03/2016

IMM entrega terceira edição do livro ‘Geração Paz’ para Reitoria da UEPG

O reitor Calos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da direção e do conselho do Instituto Mundo Melhor (IMM). Na oportunidade, o grupo entregou ao reitor a terceira edição da publicação ‘Geração Paz – Transformando as vivências em convivências pacíficas – Projetos de sucesso 2015. A publicação tem como organizadores Erica Cristina Lemes, pedagoga do IMM; e Nei Alberto Salles Filho, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UEPG.

De acordo com Érica Lemes, a publicação traz relatos de experiências desenvolvias por 346 educadores, em 84 locais, com públicos diversos e realidades singulares, em Ponta Grossa, Carambeí, Ipiranga, Palmeira, Reserva, Imbaú, Telêmaco Borba, Tibagí e Curitiba. “Trata-se de uma produção a centenas de mãos, com experiências em diferentes realidades geográficas, culturais, sociais e humanas. Profissionais de diferentes áreas, níveis e modalidades de ensino, socializando suas experiências, devidamente apoiados na formação desenvolvida”.

O coordenador do IMM, Orion Barbosa, destaca a parceria efetiva com a UEPG na realização desse trabalho, por meio do professor Nei Alberto Salles Filho, que coordena o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG. “É uma união de esforços que já formou centenas de profissionais das mais diversas áreas”, disse, comentando sobre trabalho recente realizado com a Polícia Militar, difundido a Cultura da Paz e, também, sobre ação mais efetiva junto à rede estadual de ensino, com foco na solução de conflitos.

O reitor Luciano Vargas ressaltou a importância da parceria com o IMM, assim como com outros organismos e entidades, dando respostas à sociedade que mantém a instituição por meio do pagamento de impostos. “A nossa experiência em questões relacionadas à educação nos torna uma referência, assim como parecerias destinadas a capacitar cada vez melhor os professores que atuam no ensino básico têm se constituído em ações enriquecedoras dos nossos programas de extensão”, disse, ao observar que este é um exemplo da comunhão possível entre uma instituição pública e a iniciativa privada, em prol da comunidade.

A visita ao reitor contou ainda com a presença do diretor financeiro do IMM, Jorge Pauliki, e do professor aposentado da UEPG, José Carlos Borsato, que representa a instituição no Conselho Consultivo no instituto.