IMM forma facilitadores em Justiça Restaurativa em Cianorte

Em parceria com o Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Cianorte, o IMM formou mais uma turma de facilitadores em Justiça Restaurativa.

19/12/2022

IMM forma facilitadores em Justiça Restaurativa em Cianorte

O Instituto Mundo Melhor, em parceria com o Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Cianorte, formou 22 novos facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz. O curso foi ministrado em três etapas, que totalizou 70 horas-aula de conteúdo online e presencial.

A primeira etapa do curso iniciou pela parte teórica, que teve como premissa alguns assuntos essenciais sobre a Justiça Restaurativa, abordando desde o histórico, a metodologia, a importância e a atuação da JR. Segundo a pedagoga do IMM, Érica Lemes, ao finalizar esse módulo, os alunos se habilitaram na formação parte teórica II, que seguiu de forma online, onde o objetivo foi abordar sobre a identificação de conflitos, bem como a aplicação de círculos de relacionamento para o fortalecimento das relações interpessoais e sua transformação restaurativa.

Para um aprofundamento de conhecimento dos facilitadores, a segunda etapa foi de formação teórica-vivencial, isso significa que os cursos se tornaram presenciais, explica a pedagoga. Nesta etapa, o intuito foi abordar sobre a resolução/transformação de conflitos, bem como a aplicação dos círculos conflitivos e suas etapas de pré-círculos, círculo e pós-círculo.

Para a juíza de direito da Comarca de Cianorte, Stela Maris Perez Rodrigues, todas as etapas do curso funcionaram muito bem, tanto no modo online quanto presencial. “Houve uma conexão muito grande dos facilitadores e das instrutoras com essa turma nossa de Cianorte. Em março, nós teremos o segundo curso e já estamos ansiosos pelo IMM vindo aqui na nossa comarca. Foi excepcional e a gente só tem a agradecer”, argumenta.