IMM implanta salas virtuais em penitenciárias de Foz do Iguaçu

10/04/2017

IMM implanta salas virtuais em penitenciárias de Foz do Iguaçu
Duas salas virtuais destinadas à educação a distância foram inauguradas em penitenciárias de Foz do Iguaçu, oeste do Estado, na última sexta-feira (7). Detentos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF) e do Centro de Reintegração Feminina de Foz do Iguaçu (Cresf) passam a ter acesso a salas virtuais equipadas com computadores e sistema de internet. 

A ação é resultado de uma parceria entre Governo do Paraná, Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Instituto Mundo Melhor (IMM), Woli Consultoria e Treinamento de Araxá (MG) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Os dois espaços contam com 36 computadores, sendo 20 em uma das unidades e 16 equipamentos na outra. As aulas serão acompanhadas por professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, responsável pela oferta educacional nas unidades prisonais de Foz do Iguaçu. 

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, destacou a importante parceria com o sistema prisional. "A palavra mais importante é dizermos que existe parceria, rede, trabalho em conjunto". Por meio do projeto "Cidadania Digital", a secretaria fornece links exclusivos de acesso à internet de alta velocidade. 

O Paraná é pioneiro nesta parceria com a Ajufe. “O Estado do Paraná tem estrutura e é modelo na oferta de ações educacionais. Por este motivo, a Ajufe escolheu o Paraná para oferecer sua contribuição no tratamento penal", ressalta o juiz federal Rafael Wolff, representante da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

"Oferecemos 156 cursos, com duração que variam de 4h até 16h, em cinco áreas do conhecimento, saúde, educação, empreendedorismo, línguas e governança doméstica", explica o presidente do Instituto Mundo Melhor, Jeroslau Pauliki. O IMM possui parceria com o Depen desde 2012, que resultaram 75 mil horas de formação utilizadas dentro nas unidades penitenciárias paranaense.