IMM irá implantar formação de facilitadores em Justiça Restaurativa na Cadeia de Castro

29/02/2024

IMM irá implantar formação de facilitadores em Justiça Restaurativa na Cadeia de Castro

Representantes do Instituto Mundo Melhor reuniram-se, na manhã da última quarta-feira (28), na Cadeia Pública de Castro para discutir a implementação de novos projetos visando a ressocialização dos reeducandos, com foco na formação de facilitadores em Justiça Restaurativa.

Participaram do encontro a instrutora de justiça restaurativa/pedagoga do IMM, Érica Cristina Lemes, a instrutora de Justiça Restaurativa e servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Mariana Pisacco Cordeiro, e o diretor da Cadeia de Castro, Elerson de Lima.

O diretor explica que o projeto funcionará em uma rede de apoio, entre a Cadeia de Castro, o Instituto MM e o Conselho da Comunidade. “O objetivo é que a formação de facilitadores contribua tanto na melhoria da gestão prisional - enquanto a pessoa estiver sendo custodiada na unidade, quanto na sua reintegração ao convívio de sua família e à sociedade”, salienta Elerson.

O programa de Justiça Restaurativa visa promover uma cultura de paz e resolução de conflitos, sendo realizado por meio de cursos, formações, mediações e fóruns. Para a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, o curso de formação de facilitadores será extremamente importante para os reeducandos, porque oferece uma abordagem mais humanizada e eficaz para lidar com os conflitos, promovendo o diálogo e contribuindo para reduzir a reincidência e assim construindo comunidades mais seguras.