IMM oferece palestras sobre Justiça Restaurativa para Guarda Municipal

27/04/2017

IMM oferece palestras sobre Justiça Restaurativa para Guarda Municipal

O Instituto Mundo Melhor ofereceu nesta semana palestras introdutórias sobre Justiça Restaurativa com os guardas municipais da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. A reunião faz parte de um projeto para capacitar toda guarda municipal da cidade em práticas restaurativas para auxiliar a instituição a cumprir com seu papel de guarda comunitária e próxima ao cidadão.

Foram realizadas palestras com a Laryssa Angélica Copack Muniz, juíza coordenadora adjunta do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos Cidadania (Cejusc) em Ponta Grossa, e com a promotora do Cejusc Vanessa Harmuch Perez Erlich. Após esse encontro, os guardas selecionados passarão por dois dias de curso de Justiça Restaurativa conforme já determinado no termo de cooperação assinado pelo IMM e pela Prefeitura de Ponta Grossa.

“Foram 180 profissionais atingidos em dois dias de palestras. A próxima fase englobará cursos de sensibilização no tema, para que depois tenhamos um curso de capacitação de 40 horas para que se iniciem os trabalhos restaurativos na Guarda Municipal”, afirma a juíza Laryssa Muniz.

 

O que é

A Justiça Restaurativa promove a pacificação em conflitos por meio do diálogo entre vítima, a outra parte e pessoas próximas aos envolvidos. De acordo com o desembargador Bacellar, esta é uma forma inovadora de trabalhar a sociedade em um conceito diferente de justiça. "Fazer as pessoas envolvidas no conflito trazerem a percepção que elas têm de justiça", ressalta o desembargador, enfatizando a importância dos magistrados aderirem à causa.

A implementação de sistemas alternativos de administração de conflitos dentro dos programas já existentes no Tribunal como Justiça se Aprende na Escola, Juizado Móvel de Trânsito, está entre uma das metas da Comissão, além de outros caminhos que possam oferecer novas soluções aos conflitos e um acesso à justiça mais democrático.