
O Instituto Mundo Melhor (IMM) participou da cerimônia de premiação da 64ª Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho, tradição que ocorre anualmente em Ponta Grossa. O evento aconteceu no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa. A Maratona abrangeu sete cidades da região dos Campo Gerais e movimentou aproximadamente 500 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
O Instituto Mundo Melhor apoia o projeto desde 2011, realizando um levantamento de indicadores dos alunos melhores classificados e encaminhando esse material para a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) incluir no projeto Antares, além de disponibilizar o Ambiente Virtual para esses alunos a partir dos seus 15 anos. No Projeto Antares, além do complemento em disciplinas escolares são oferecidos também conteúdos relacionados ao aprimoramento profissional como preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
“É um papel social que o IMM tenta fazer e fortalecer, por meio dos parceiros, a cada ano. É preciso fomentar a educação para que tenhamos uma nova geração capacitada e preparada em nossa sociedade”, afirma a presidente do IMM, Cirlei Pauliki.
A cerimônia foi uma sessão solene do Rotary Ponta Grossa, comandada pelo seu presidente, André Toledo. “A Maratona foi um grande sucesso. Tivemos a participação de sete municípios, com 476 alunos. São todos vencedores pelo seu engajamento. Já temos planos para expandir o programa para pelo menos duas cidades para o próximo ano”, declarou o presidente.
Para a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, acredita que os resultados destacam a política pública municipal voltada para a Educação. “Esta prova tem uma tradição longínqua, que tem o reconhecimento da cidade. Que antes mesmo de pensar em uma avaliação externa, que hoje é normal dentro das políticas públicas, foi algo já pensado pelo Rotary”, afirma a secretária Esméria.
Os estudantes das escolas públicas municipais ficaram com quatro dos cinco primeiros lugares na prova sobre conhecimentos da Língua Portuguesa, Matemática e conhecimentos científicos, direcionada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Dos cinco primeiros colocados, os alunos municipais só não levaram a quarta colocação, que ficou com o Colégio Sagrada Família Auxiliadora.