Relacionamento entre as adolescentes melhorou e todos os conflitos existentes são resolvidos com diálogo
10/12/2015
Com o objetivo de auxiliar adolescentes e crianças a resolver os seus conflitos sem violência, a Associação Promoção à Menina (APAM) está realizando círculos de construção de paz. Representantes do Instituto Mundo Melhor (IMM) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) estiveram na entidade no início de dezembro para participar da atividade. A metodologia é aplicada quinzenalmente com as 175 meninas, de 5 a 18 anos, atendidas pela APAM. Os círculos da paz são realizados pela manhã e pela tarde, com grupos de 25 meninas cada.
Os representantes do IMM foram muito bem recebidos pelas adolescentes da entidade e pela equipe técnica. “Pudemos perceber a diferença que fez essa prática na vida das meninas, em seu convívio familiar e social. Os relatos das jovens foram emocionantes e mostra que, onde atuam profissionais comprometidos, os bons resultados acontecem naturalmente”, afirma o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki.
A psicóloga Eligiane Binotto Godoy, facilitadora da iniciativa, conta que os temas abordados na apostila ‘Competências para a Vida’, elaborada pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), estão sendo trabalhados em formato de círculo da paz. “As adolescentes também têm a oportunidade de expressar como estão se sentindo e conhecer as emoções uma das outras. Elas estão desenvolvendo o autoconhecimento e aprendendo a respeitar as colegas”, destaca.
Para a assistente social Ana Cláudia Ribeiro Gomes, também facilitadora dos círculos da paz, as mudanças de comportamento são nítidas. “A relação entre a educadora e as adolescentes melhorou muito, pois elas passaram a se conhecer melhor. Todos os conflitos que surgem são resolvidos dentro do círculo. As adolescentes estão tendo acesso a novos conhecimentos, inclusive ao direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, frisa.
A APAM possui uma sala virtual instalada pelo Instituto Mundo Melhor na sua sede. Em 2014, 47 pessoas entre adolescentes atendidas pela comunidade, funcionários e membros da comunidade se formaram. Foram emitidos 80 certificados, pois algumas pessoas optaram por realizar mais de um curso. A sala virtual foi inaugurada em abril de 2014 e, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), oferece cerca de 90 opções de cursos na área de administração, empreendedorismo, línguas, informática, saúde e bem-estar.