IMM participa de capacitação sobre Justiça Restaurativa em Guarapuava

13/07/2017

IMM participa de capacitação sobre Justiça Restaurativa em Guarapuava

O Instituto Mundo Melhor (IMM) participou de um programa de capacitação sobre Justiça Restaurativa na Faculdade Campo Real, em Guarapuava. O programa de capacitação foi capitaneado pela Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná de Ponta Grossa. O IMM cedeu instrutor durante o curso realizado no final do mês passado.

Participaram da capacitação cerca de 20 pessoas, entre acadêmicos do curso de Direito da faculdades e profissionais de entidades socais e do Centro de Referência de Assistência Social da cidade.

“A Justiça Restaurativa é um novo paradigma de gestão de conflitos, que propõe maior oportunidade de diálogo, reparação de danos, satisfação à vítima e reconstrução de relacionamentos individuais e sociais, com ampla participação dos envolvidos e da comunidade”, explica a professora do curso de Direito da faculdade, Patricia Melhem Rosas, em entrevista ao site da faculdade.

A partir de 2017, o Escritório de Prática Jurídica (EPJ), da Faculdade Campo Real, irá amplia suas atividades para abrigar também o Centro de Mediação, Arbitragem e Práticas Restaurativas. “No que se refere às práticas restaurativas, o EPJ passará a ser referência para todos os projetos de desenvolvimento de tais práticas na cidade de Guarapuava”, comenta Patricia.

Os voluntários serão cadastrados e passarão a colaborar em duas iniciativas principais no Centro de Práticas Restaurativas: uma voltada à conflitos envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher, com atendimento a autores de violência e círculos entre vítima e autor; e outra iniciativa com grupo de adolescentes em conflito com a lei.