IMM participa de seminário do CNJ sobre Pacto Nacional pela Primeira Infância

O objetivo do Instituto MM é alinhar seus projetos de acordo com a política nacional voltada à primeira infância.

28/04/2022

     IMM participa de seminário do CNJ sobre Pacto Nacional pela Primeira Infância Informações e foto: site CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o ‘Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância’. Representantes das cerca de 300 entidades signatárias do Pacto vão debater os avanços obtidos nos últimos anos e conhecer melhor os desafios, a partir da apresentação do diagnóstico nacional que será apresentado e assim projetar o futuro. O Instituto Mundo Melhor é dos participantes do evento, na categoria de ouvinte.

A participação de representantes das instituições parceiras e de especialistas na área será disposta de acordo com a apresentação dos resultados de um estudo realizado em 120 municípios brasileiros, que teve o intuito de diagnosticar o conjunto de serviços prestados pelo Sistema de Justiça e o Sistema de Garantia de Direitos a crianças e seus familiares. Essa parcela da população é atendida nas varas de Infância e Juventude, assim como de Família, mas também tem demandas tratadas pela Justiça Criminal, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Defensorias Públicas, entre outros.

“Nós do IMM estamos acompanhando os resultados e os avanços, principalmente, na perspectiva de alinharmos as nossas ações da primeira infância de acordo com o que a política nacional já vem trabalhando”, salienta a assistente social, Fernanda Matos.

 

Primeiros Passos

Em breve, o Instituto MM irá lançar um novo projeto intitulado de ‘Primeiros Passos’, que visa trabalhar com a qualificação dos profissionais que trabalham com a primeira infância. O projeto está consoante com a política nacional, a qual incentiva a capacitação de todos os profissionais, estes que são chamados de operadores do sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“O evento também nos possibilita conhecer as boas práticas de outras instituições e de programas governamentais, os quais podem nos inspirar e abrir portas para ampliarmos os nossos projetos, como o Jovem Mãe e o Primeiro Passos”, argumenta a assistente social.