
O Instituto Mundo Melhor (IMM) esteve, entre os dias 10 e 12 de abril, presente no curso “Justiça Restaurativa – Teoria e Prática”, em Curitiba, que reuniu inúmeros juízes e convidados que abordaram sobre o tema. O encontro, organizado pela Escola Nacional da Magistratura, AMAPAR e a 2ª vice-presidência do TJ-PR, contou com a presença internacional da palestrante, na condição de formadora, da professora Sister Donna Liette, de Chicago (EUA).
Envolvida na organização, a juíza Laryssa Copack Muniz, que atua em Ponta Grossa, afirmou que o curso proporcionou aos 40 participantes conhecimentos sobre os fundamentos da Justiça Restaurativa, além de apresentar os programas existentes em Chicago. “Além disso, o Estado do Paraná teve a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos, nas áreas violência doméstica, infância e juventude, execução penal, entre outros. Destaque, também, para o apoio institucional da 2ª vice-presidência, eis que a Justiça Restaurativa compõe de auto composição ditada pelo TJ-PR”, ressalta.
Representando o IMM, a pedagoga Érica Lemes explanou sobres os projetos feitos no Paraná e também em demais estados, em que o foco são as escolas restaurativas e a formação dos profissionais da rede escolar. “Explicamos sobre como é o trabalho além da formação dos profissionais, pois prestamos consultoria pós-curso, acompanhando indicadores, monitorando círculos, organizando as práticas nas escolas e na rede atendimento como CRAS, CREAS, patrulha escolar e guarda municipal”, revela.
Através do curso, o IMM teve a oportunidade de demonstrar ao judiciário como funciona o instituto. “Conseguimos explicar, que uma instituição que nasceu no terceiro setor, tem esse braço social e consegue atender vários segmentos, muitos deles abarcados dentro do projeto escola restaurativa”, evidencia Érica.