IMM participa do ‘Encontro de Justiça Restaurativa’ com oficina sobre ODS 17

13/07/2024

IMM participa do ‘Encontro de Justiça Restaurativa’ com oficina sobre ODS 17

Após três dias de palestras, debates e oficinas, o Encontro de Justiça Restaurativa e ODS chegou ao fim na última sexta-feira (5), no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O evento celebrou os 10 anos da Justiça Restaurativa no Judiciário paranaense.

O evento destacou as intersecções entre Justiça Restaurativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com palestras de renomados especialistas internacionais e nacionais. Facilitadores e estudiosos de todas as regiões do Brasil participaram, promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos. Oficinas temáticas e apresentações culturais enriqueceram o evento, que foi apoiado por diversos patrocinadores, incluindo Itaipu Binacional, IMM e Sanepar.

A participação do IMM foi através da pedagoga e instrutora de Justiça Restaurativa, Érica Lemes, que coordenou uma oficina durante o evento, junto com servidores do Tribunal de Justiça do Paraná, Samuel Augusto Rampon e Mariana Pissaco Cordeiro. O tema principal foi a ‘ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação’, que contou com 27 inscritos.

“Participar da Oficina da ODS 17 foi uma experiência extremamente gratificante e inspiradora. Foi um prazer imenso fazer parte desse encontro magnífico, onde a união entre as práticas restaurativas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos proporcionou momentos de profunda reflexão e aprendizado”, ressalta Érica.

Ela destaca ainda que a diversidade cultural e o espírito colaborativo entre os facilitadores e estudiosos de todo o Brasil tornaram o evento ainda mais especial. “Sinto-me honrada por contribuir e compartilhar conhecimentos em um espaço tão enriquecedor, e levo comigo as valiosas trocas e conexões que fizemos. Este encontro reforça a importância da justiça restaurativa como uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável", conclui.

 

Com informações: TJPR