IMM realiza atividades sobre práticas restaurativas para juízes federais do RS

03/12/2020

IMM realiza atividades sobre práticas restaurativas para juízes federais do RS

Em mais uma parceria com a Justiça Federal de Santana do Livramento (RS), o Instituto Mundo Melhor tem realizado uma sensibilização sobre práticas restaurativas voltada para os servidores e juízes federais que atuam na cidade. As atividades foram divididas em três encontros, os quais tem acontecido no modo online.

Um dos primeiros temas abordados, que aconteceu em outubro, foi a própria vivencia do que são os círculos restaurativos. Durante o encontro virtual, os servidores e juízes puderam entender mais sobre a prática, a metodologia e vivenciarem o processo circular de resolução de conflitos.

Para explicar mais sobre os fundamentos da justiça restaurativa, o segundo encontro contou com a participação da juíza Laryssa Copack Muniz, que atua em Ponta Grossa. A juíza explanou sobre como funciona o fluxo das práticas na Justiça Estadual, de que forma se dá o processo, bem como os encaminhamentos dentro do poder judiciário, seja para casos de conflitos ou crimes.  

De acordo com a pedagoga do IMM, Érica Lemes, outro ponto importante da fala da juíza, foi sobre o papel fundamental que o Instituto MM tem nesse processo de formação e acompanhamento do projeto, principalmente, com a implementação das práticas na Justiça Federal.

A terceira etapa da sensibilização se encerra neste mês, em dezembro, em que serão abordadas as principais propostas de encaminhamento, as propostas de cursos de formação, além de estratégias para aplicar as práticas e iniciar o trabalho na Justiça Federal da 2ª Vara Federal de Santana do Livramento.