
O Instituto Mundo Melhor realizou na última semana um curso de capacitação em Práticas Restaurativas para professores de quatro colégios estaduais de Ponta Grossa: Nossa Senhora das Graças, Epaminondas Novaes Ribas, Polivalente e General Antonio Sampaio. A atividade aconteceu em parceria com o Núcleo Regional de Educação e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Ponta Grossa.
Segundo a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Carmen Lúcia de Souza Pinto, o evento que faz parte do programa ‘Escola Restaurativa’ formou durante essa semana, facilitadores para círculos da paz, que atuarão nas escolas estaduais, com o projeto Escola Restaurativa.
“Professores e funcionários participaram da formação durante uma semana, sendo preparados para fazerem a diferença nas suas escolas. O objetivo é ampliar e cada vez mais escolas participarem. O evento tem como objetivo formar esses facilitadores para que instrumentalizados com o conhecimento possam desenvolver ações para uma Cultura da Paz. Os participantes elogiaram a ação e estão motivados a iniciarem os círculos o em suas escolas. Nessa formação todos só têm a ganhar, o professor, o funcionário, a escola, os alunos a sociedade”, ressalta a chefe do Núcleo.
As Práticas Restaurativas envolvem a resolução de conflitos por meio dos diálogos entre as pessoas envolvidas na situação e, quando necessário, famílias e comunidade. O IMM mantém convênio com a Comissão de Justiça Restaurativa para ser o agente implantador das Práticas Restaurativas Justiça Restaurativa.