
O curso de Justiça Restaurativa, com ênfase em Círculos de Construção de Paz, realizado pelo Instituto Mundo Melhor (IMM) reuniu profissionais de saúde de toda a cidade de Ponta Grossa. As atividades foram realizadas de quarta-feira (23) até esta sexta-feira (25).
O foco do curso foi servidores das unidades básicas de saúde e do Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf). “O objetivo foi de formar facilitadores que trabalharão nas comunidades com situações de prevenção e fortalecimento de vínculos e relacionamentos, situações em que os conflitos não são judicializados”, explica Fernanda Matos, assistente social do IMM.
O Instituto Mundo Melhor (IMM) é parceiro do Tribunal de Justiça do Paraná no âmbito da Justiça Restaurativa. Em Ponta Grossa, o IMM é o responsável, por exemplo, pela impressão do material didático que é apresentado aos parceiros e também por organizar os cursos que abordam o tema. Em Ponta Grossa, hoje, 19 entidades já receberam o selo que a identificam como parceiras da Justiça Restaurativa e mais de 400 pessoas já foram capacitadas para trabalhar com o tema.
A Justiça Restaurativa, promovida pelo Tribunal de Justiça, é considerada um método consensual baseada no diálogo, que tem atuado em diversas frentes em todo o país. As práticas desta ferramenta concentram esforços na responsabilização de quem cometeu atos infracionais, buscando também dar voz e valor às vítimas desses casos.