Primeira intervenção do projeto fora do ambiente escolar aconteceu em Reserva, no dia 06 de outubro
13/10/2015
Os coordenadores do projeto Infância Mundo Melhor estiveram em Reserva realizando a primeira intervenção do projeto diretamente junto às famílias. Foram escolhidas duas escolas em duas comunidades diferentes para esse trabalho no município. A primeira ação aconteceu nas proximidades da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, no salão anexo ao Conselho Tutelar. A atividade aconteceu no dia 06 de outubro.
Foram discutidos aspectos da convivência familiar, novos arranjos familiares, violências em suas várias formas e diálogo qualificado entre todos da família, da escola e da comunidade. “É a primeira vez que realizamos uma ação nesses moldes. É um desafio, pois as situações vivenciadas na comunidade são um pouco diferentes do que o que acontece em sala de aula. Entretanto, o conceito principal permanece o mesmo que é encontrar formas não violentas de resolver os seus conflitos”, afirma o presidente do Instituto Mundo Melhor (IMM), Jeroslau Pauliki.
Para o fundador do IMM, Marcio Pauliki, o propósito principal do projeto é atuar na redução dos índices de violência. “Estamos pensando a longo prazo. A cultura de paz é uma construção diária. Nossa atuação nas escolas acontece para que as crianças cresçam conhecendo esses conceitos tão importantes para a vida em sociedade”, enfatiza.
Todas as atividades com as famílias foram acompanhadas pela equipe diretiva da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos e pela equipe da coordenação da Secretaria Municipal de Educação de Reserva. Os educadores já participaram do projeto Infância Mundo Melhor em 2014 e estão dando continuidade nesse ano. Todas as experiências realizadas pelas escolas durante 2015 farão parte do livro. Uma próxima ação semelhante está marcada para o dia 18 de novembro na Escola Municipal Cel. Rogério Borba.