Em 19 de novembro, foram apresentados 16 projetos desenvolvidos em Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga
04/12/2014
A Mostra de Projetos do Infância Mundo Melhor, iniciativa desenvolvida pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), contou com a apresentação de 16 ações desenvolvidas em Ponta Grossa, Carambeí e Ipiranga. O evento aconteceu no dia 19 de novembro.
De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, houve um grande engajamento de todos os profissionais de educação integrantes do projeto. “Percebemos que o lúdico quando aplicado também nas experiências de educação para a paz tem uma grande eficácia e garante o sucesso na maioria dos projetos. Outro fator que nos chamou a atenção foi o envolvimento das famílias nos espaços escolares e isso possibilita uma leitura afinada por parte dos educadores aos educandos e seu universo”, enfatiza.
Os conteúdos são ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG). “Nós demos uma nova dimensão ao projeto em 2014 atendendo um número maior professores, mais redes municipais e multiplicando o conhecimento”, afirma o coordenador do NEP/UEPG, Nei Alberto Salles Filho. Ele comenta que escolas da região foram homenageadas pelos avanços no ensino com o ‘Ideb + Campos Gerais’, prêmio promovido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Ficamos particularmente felizes porque escolas localizadas em Palmeira e Reserva estão entre as que mais aumentaram, proporcionalmente, seus índices. Isso ressalta a importância de incluir a cultura da paz nos conteúdos pedagógicos. Ela melhora as relações humanas e, consequentemente, a qualidade do aprendizado. O impacto é difícil de medir, mas esse prêmio trouxe um âmbito mais objetivo para o projeto”, explica.
De acordo com Salles Filho, houve um envolvimento muito maior e um número bem maior de experiências compartilhadas em relação ao ano anterior. “Para 2015, nossa expectativa é o fortalecimento dos municípios que participam do Infância Mundo Melhor e ampliação do número de polos existentes”, afirma.
O Infância Mundo Melhor tem como objetivo oferecer capacitação e contribuir para a formação de educadores. Em Ponta Grossa, o projeto acontece de forma transversal, contando também com a participação de entidades sociais como o Núcleo Promocional Pequeno Anjo, Comunidade Terapêutica Rosa Mística e Associação de Promoção à Menina (APAM). Esse é o primeiro que elas integram o Infância Mundo Melhor e apresentam suas iniciativas.