
O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), em parceria com o Centro Judiciário de Soluções De Conflitos E Cidadania (CEJUSC-PG), Instituto Mundo Melhor (IMM) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA-UEPG), realizou, entre 9 e 10 de setembro, o 1º Fórum de Práticas Restaurativas dos Campos Gerais. O evento teve como objetivo reunir estudiosos, doutores, profissionais e interessados no assunto, a fim de aprofundar e divulgar conhecimentos acerca dos métodos consensuais de solução de conflitos e direitos humanos.
Durantes os dias do fórum aconteceram palestras, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos e de boas práticas da Justiça Restaurativa, com profissionais da cidade de Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. Com a coordenação das professoras Ma. Renata Young Blood e Dra. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, o foco do evento também ampliou para temas relacionados aos Direitos Humanos, visto que o olhar restaurativo sobre os conflitos passa pelo resgate de valores humanos.
Com uma programação vasta, o Instituto Mundo Melhor apresentou seus cases de sucesso na terça-feira à noite, através de 28 oficinas que aconteceram no Campus III da Unisecal. “Os métodos consensuais de solução de conflitos têm mudado o paradigma da justiça, devolvendo aos envolvidos a possibilidade de construir, em consenso, soluções para seus problemas e atendendo às suas necessidades. O Fórum contribui para a discussão dessas metodologias, permitindo aos acadêmicos, pesquisadores e professores uma maior proximidade com o assunto”, salienta Orth.