Instituto MM participa do 1º Seminário de Justiça Restaurativa de Araxá

15/08/2022

Instituto MM participa do 1º Seminário de Justiça Restaurativa de Araxá

O 1º Seminário de Justiça Restaurativa no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, realizado no município de Araxá, reuniu mais de 340 pessoas, entre eles juízes, educadores, representantes da defensoria pública e do Instituto Mundo Melhor. O encontro visa estimular a cultura de não-violência na resolução positiva de conflitos e de convivência pacífica.

A pedagoga do IMM, Érica Lemes, salienta que o seminário teve como balizador as relações, o olhar para o ser humano, e para os conflitos de uma forma mais abrangente. “Poder estar mais próximos e perceber como a Justiça Restaurativa pode ser aplicada em vários espaços, tanto dentro do ambiente educacional, como em outros lugares como assistência social, poder judiciário, terceiro setor e até empresariais, foi algo para dar visibilidade para as práticas restaurativas dentro do município”, acrescenta.

Desde 2019, o IMM vem atuando em Araxá por meio de parcerias com instituições, a partir de agora, conta também com a Secretaria de Educação e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Foi realmente um trabalho em rede, que deu bastante visibilidade. A gente pode unir essas pontes, fazer o que é a expertise do IMM, colocando os parceiros juntos num mesmo local e com o mesmo ideal, que é a disseminação das práticas”, salienta Lemes.

 

Palestras

O encontro foi marcado pelas palestras dos juízes de Ponta Grossa (PR), Laryssa Angélica Copack Muniz e Rodrigo Rodrigues Dias - coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Os magistrados destacaram os caminhos para justiça e educação.

“É o primeiro espaço de convivência dos nossos filhos, das nossas crianças, a gente começar a ensinar a resolver conflitos com a conversa, com o diálogo, com a possibilidade de participação, é o caminho que haverá uma sociedade mais democrática com base em vínculos solidários muitos mais consistentes que existem hoje”, argumenta o juiz.
 

Araxá Educa Círculos

Durante o 1º Seminário, foi instituído na rede de ensino o projeto “Araxá Educa Círculos”, que visa difundir a Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz nas comunidades escolares. O projeto contempla nove escolas do Ensino Fundamental e seis unidades de Educação de Jovens e Adultos, abrangendo um total de 1.728 alunos.